Como evitar cáries e gengiva sangrando

Atualizado: 25 de abr.

São muitas as dúvidas sobre saúde bucal procuradas diariamente no google.


Tanto a cárie quanto a gengivite são causadas por colônias de bactérias não removidas.


Porém, enquanto na cárie a ingestão frequente de açúcar é essencial para a desmineralização dos dentes, nas doenças gengivais são outros fatores, como diabetes e estresse, que atuam facilitando e até agravando o processo da doença.


Na cárie, por ação das bactérias, as superfícies dentais vão perdendo minerais até que se tornem cavidades. Se não tratada logo, a cárie leva o dente à necrose, um processo que pode ser muito doloroso e que requer tratamento de canal e, na maioria das vezes, restaurações grandes ou próteses.



Já na doença periodontal tudo começa com uma gengivite, uma pequena vermelhidão e sangramento ao escovar ou passar o fio dental. No caso da doença periodontal, o tempo também não ajuda, se não tratada logo, a gengivite se torna periodontite, a boca cheira mau, os dentes amolecem e doem, podendo até cair numa mordida.



É bom reforçar que ambas as doenças, cárie e periodontal, frequentemente levam à perda de dentes.

Dente perdido durante a pandemia e em processo de Regeneração Óssea Guiada.

Durante a pandemia, muitas pessoas trabalharam em home office, tendo à disposição petiscos e guloseimas. Além disso, sem o contato social, a limpeza bucal foi deixada de lado.


Somado a isso, o medo da COVID, afastou muitas pessoas da limpeza profissional, contribuído para o grande número de dentes cariados, extrações e dentes com tártaro e doenças gengivais.


Até mesmo os implantes foram atingidos durante a pandemia. Temos visto algumas peças com tártaro e inflamação ao redor, correndo risco de serem perdidos.


IMPLANTE. Em azul, tártaro. Em vermelho, perda óssea.

EVITE CÁRIES E DOENÇAS PERIODONTAIS


A melhor maneira de evitar cáries e gengivite é estar sob a supervisão constante de um profissional experiente e exclusivo.


Somos pioneiros em Promoção de Saúde Bucal personalizada no Brasil. Entregamos resultados relevantes há mais de 55 anos.

Faça como os milhares de pacientes, venha para o Artesania Studio Oral e livre-se das cáries e doenças gengivais. Mantenha um sorriso saudável e bonito.




E NÃO, LIMPEZA BUCAL NÃO É "TUDO IGUAL"


Recentemente recebemos um paciente dizendo que "havia feito limpeza dental num profissional do convênio da esposa há menos de vinte dias". Na mesma hora, fotografei sua boca e foi preciso apenas essa imagem para ele entender que não estava tudo bem.


Foto durante consulta
Exame no Artesania

Em 1967,  o professor Dr. Edgard Del Passo fundou nossa clínica com o nome de Centro de Odontologia Preventiva. Desde então, a tecnologia vem mudando, mas oferecer saúde personalizada e com resultado continua sendo a base de todos os tratamentos.



Odontologia integral de alta qualidade passa obrigatoriamente por uma promoção de saúde eficiente. Não é possível realizar grandes tratamentos curativos ou estéticos sem saúde bucal.


Muito mais que preço, é importante vivenciar a experiência de ser cuidado por quem tem maias de meio século de experiência.




CONHEÇA NOSSA SESSÃO DE SAÚDE


A sessão é realizada por uma Técnica de Saúde Bucal (TSB), a Magali Araújo. Essa é a função exclusiva dela há mais de 40 anos, portanto, sua experiência e habilidade garantem a eliminação total da placa bacteriana, além de motivar o paciente a manter a boca adequadamente limpa.

Se você já é paciente aqui, sabe como são divertidas as sessões com Magali. Além de muita qualidade técnica, a Maga é uma pessoa incrível. Do meu consultório, sempre escuto as gargalhadas vindas das sessões de saúde.


Em ambiente moderno e confortável, inclusive sob massagem da cadeira, a TSB cora os dentes e examina as áreas cobertas por placa bacteriana. Essas informações são registradas em uma ficha específica no prontuário do paciente.



Sondando as gengivas, a TSB descobre se há pontos com sangramento. Esses dados também são apontados na ficha. Assim, podemos direcionar os esforços para curar as regiões que apresentam gengivite, uma inflamação inicial, o que previne as periodontites, infecções mais severas que atingem os ossos.



Somando a ficha do paciente ao histórico de placa e gengivite, definimos as dificuldades e as áreas de risco bucal, o que nos permite personalizar as medidas de prevenção. Esse tipo de abordagem preventiva individualizada tem um alto nível de sucesso, além de economizar recursos.

É nessa hora que a Técnica de Saúde Bucal ensina as técnicas mais adequadas de limpeza e indica os instrumentos de limpeza bucal mais adequados para cada paciente especificamente. Há muitos tipos de escova, fio dental e escovas interdentais.


Com equipamentos e técnicas adequadas, a TSB é capaz de eliminar toda a placa bacteriana presente na boca. Com experiência e habilidade, identifica e remove o tártaro com ultrassom e curetas, deixando os dentes lisos novamente. Nesse processo, os pigmentos alimentares ou causados pelo cigarro também são eliminados, devolvendo claridade ao sorriso.

A sessão finaliza com aplicação de flúor profissional em gel, que reforça o esmalte dental e mata as bactérias. Depois de uma sessão completa e eficiente com a TSB, os pacientes saem motivados em manter diariamente a condição de limpeza, evitando muitos problemas e custos.

Todo paciente recebe uma sacola com brindes e já é reagendado para o retorno.


Faça como os milhares de pacientes, venha para o Artesania Studio Oral e livre-se das cáries e doenças gengivais. Mantenha um sorriso saudável e bonito.



Quer mais saber mais sobre escova de dentes e fio dental? Nós preparamos para você três matérias com informações relevantes à sua saúde bucal!


Acerte na compra da escova dental

Compre e USE o fio dental

Escova dental elétrica é boa?




300 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo