top of page

Mucocele, cuidado!


Mucocele, talvez você nunca tenha ouvido sobre isso, mas é relativamente comum no consultório. Trata-se de um cisto benigno que contém saliva em seu interior. Aparece como maior frequências no lábio inferior, língua e assoalho da boca.

Mucocele

Com aspecto azulado, mostra-se na forma de um inchaço, como se fosse uma bolsa cheia de liquido. É causado por algum tipo de trauma como mordedura ou impacto que danifica o duto de uma glândula salivar menor, levando ao acúmulo da saliva. Também pode aparecer como resultado do entupimento do duto salivar.

Mordiscar lábio

A lesão varia de poucos milímetros a alguns centímetros e é indolor. É comum se romper espontaneamente ou ser furada pelo paciente. Também é frequente se formar novamente de forma recidiva. O diagnóstico é relativamente fácil e feito baseado na história e no exame clínico. No entanto, se houver alguma duvida, pode-se realizar o exame histopatológico.

A maioria das mucoceles resolvem-se espontaneamente enquanto outras precisam de procedimentos odontológicos. Em geral, no caso de cronicidade, é realizada a excisão da glândula salivar em questão através de uma microcirurgia relativamente simples e realizada na própria clínica odontológica.

Excisão do Mucocele

7 maneiras de prevenir Mucocele

1. Proteja sua boca evitando morder objetos e roer unhas

2. Evitando impactos nos lábios e bochechas, principalmente durante a prática de esportes de contato.

3. Mastigue os alimentos com atenção e sem pressa para evitar morder os lábios e bochechas.

4. Elimine o hábito de mordiscar lábios e bochechas.

5. Se morde lábios e bochechas sem querer e com frequência, pode ser necessário o ajuste dos dentes.

6. Realize consultas frequentes ao cirurgião-dentista para que todas as estruturas bucais sejam avaliadas.

7. Na hora de namorar, cuidado para não exagerar. Uma mordida forte demais pode causar problemas ao seu parceiro ou parceira.

☎️⎟19.3251.1677

📱⎟19.9.9208.1565 (também por WhatsApp)

📧⎟contato@artesaniaoral.com

📧⎟michele@artesaniaoral.com

📧⎟dagmar@artesaniaoral.com

💻⎟www.artesaniaoral.com

13.822 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page