top of page

Espaços que roubam sua saúde bucal.


Você sabia que mais de 40% das superfícies dentais estão entre os dentes? É verdade. Os dentistas chamam essas regiões de Espaços Interdentais ou Proximais e, hoje, a maioria das cáries e problemas gengivais começam nessas regiões.

Ponto de Contato Interdental

Por isso, além do uso correto e regular do fio dental e escovas interdentais, é muito importante para a saúde bucal que os dentes tenham um bom contato entre si. A ausência ou deficiência desse encostamento entre os dentes resultará em sérios problemas de saúde bucal.

Impacção alimentar. É quando o alimento colide repetidamente contra a gengiva durante a mastigação por falta de contato entre os dentes. A impacção alimentar causa desconforto e até mesmo dor ao mastigar, levando à doença periodontal e consequentemente à perda de osso e gengiva, exposição e hipersensibilidade da raiz e até mesmo à perda de dentes.

Acúmulo excessivo de Placa Bacteriana. Sem contato adequado é inevitável a formação excessiva de Placa Bacteriana, dificuldade de remoção e doenças decorrentes desse acúmulo.

Mau hálito. O acúmulo de resíduos alimentares e Placa Bacteriana causam odor desagradável e perceptível.

Cárie dental. Com o passar do tempo, as bactérias acumuladas nas regiões desprovidas de contato podem causar cárie dental.

Prejuízo estético ao sorriso. Já que a presença de espaços interdentais não é esteticamente bonita.

Ponto de Contato Interdental

Para você detectar ausência ou deficiência de ponto de contato proximal utilize o fio ou fita dental. Se, ao serem inseridos entre os dentes, não for encontrada nenhuma resistência, significa que há ausência de ponto de contato proximal. Agora, se saírem desfiados, significa que há deficiência no ponto de contato proximal.

No caso de você perceber algo do tipo, recomendamos que agende imediatamente uma consulta com o cirurgião-dentista para avaliação e reabilitação do ponto de contato proximal. Só assim sua saúde bucal estará a salvo.

Restaurando Ponto de Contato Interdental

A reabilitação de ponto de contato dental é feita através da restauração dos dentes em questão. Utilizamos matrizes que devolvem aos dentes a correta anatomia, reestabelecendo o ponto de contato proximal. Em alguns casos, porém, é necessário o emprego de aparelhos ortodônticos ou mesmo próteses.

☎️⎟19.3251.1677

📱⎟19.9.9208.1565 (também por WhatsApp)

📧⎟contato@artesaniaoral.com

📧⎟michele@artesaniaoral.com

📧⎟dagmar@artesaniaoral.com

💻⎟www.artesaniaoral.com

68 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page