top of page

Se continuar assim, você terá problemas!


Muitas pessoas permanecem ano após ano suportando um ou mais espaços entre os dentes. Esse lugar acumula resíduos alimentares que aparecem durante o jantar com amigos ou parceiros de negócios. Além disso, o próprio espaço revela o fundo escuro da boca o que deixa o sorriso menos bonito.

Mas, não pára na questão socio-estética. Mais de 40% das superfícies dentais estão entre os dentes e as estatísticas atuais revelam que a maioria das cáries e doenças gengivais começam nessas regiões.

Ponto de Contato Interdental

É muito importante para a saúde bucal que os dentes tenham um bom contato entre si. A ausência ou deficiência desse encostamento lateral entre os dentes resultará em sérios prejuízos de saúde bucal, é questão de tempo. Veja só.

Doença Periodontal

A falta da proteção do contato entre os dentes certamente resultará em doença periodontal, quer seja por trauma ou por bactérias.

- Impacção alimentar - é quando o alimento colide repetidamente contra a gengiva durante a mastigação por falta de contato entre os dentes. A impacção alimentar causa desconforto e até mesmo dor ao mastigar, levando, com o tempo, à doença periodontal e consequentemente à perda de osso e gengiva, exposição e hipersensibilidade da raiz e até mesmo à perda de dentes.

- Acúmulo excessivo de bactérias - sem contato adequado é inevitável a formação excessiva de placa bacteriana, dificuldade de remoção e doenças decorrentes desse acúmulo, cárie e doenças periodontais.

Mau hálito

O acúmulo de resíduos alimentares e placa bacteriana causa odor desagradável e perceptível.

Cárie dental

Com o passar do tempo, as bactérias acumuladas nas regiões desprovidas de contato podem causar cárie dental.

Prejuízo estético ao sorriso

Já que a presença de espaços interdentais não é esteticamente bonita.

Para você detectar ausência ou deficiência de ponto de contato proximal utilize o fio ou fita dental. Se, ao serem inseridos entre os dentes, não for encontrada nenhuma resistência, significa que há ausência de ponto de contato proximal. Agora, se entrarem com pouca resistência ou se saírem desfiados significa que há deficiência no ponto de contato proximal.

Se perceber algo do tipo, agende imediatamente uma consulta com o cirurgião-dentista para avaliação e reabilitação do ponto de contato proximal. Só assim sua saúde bucal estará a salvo.

Restaurando Ponto de Contato Interdental

A reabilitação de ponto de contato dental é feita através da restauração dos dentes em questão. Utilizamos matrizes que devolvem aos dentes a correta anatomia, reestabelecendo o ponto de contato proximal. Em alguns casos, porém, é necessário o emprego de aparelhos ortodônticos ou mesmo próteses.

☎️⎟19.3251.1677

📱⎟19.9.9208.1565 (também por WhatsApp)

📧⎟contato@artesaniaoral.com

📧⎟michele@artesaniaoral.com

📧⎟dagmar@artesaniaoral.com

💻⎟www.artesaniaoral.com

3.619 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page