top of page

Clareamento Dental Artesania Studio Oral


Todo mundo deseja exibir um lindo sorriso branco. Continue lendo e descubra como construímos esse sonho com tecnologia, saúde e responsabilidade aqui no Artesania Studio Oral.



De onde vem a cor dos dentes?

A cor dos dentes é o resultado ótico da interação dos dois tecidos que o formam. A dentina, mais profunda, que varia entre tons de amarelo e marrom, e o esmalte que é incolor e translúcido. É por isso que, na maioria das pessoas, os dentes são mais amarelos perto da gengiva, onde o esmalte é mais delgado, e mais brancos nas pontas, onde há mais esmalte.



Isso quer dizer que a genética influencia a cor do seu sorriso. Quanto mais espesso e mais regular for seu esmalte ao longo do dente, mais claro seu sorriso será. Quanto mais fina for a camada de esmalte, mais transparecerá a cor amarelada da dentina.


Mas, não é só isso. O conjunto esmalte-dentina sofre adição de pigmentos internos, por exemplo de uma polpa que necrosou, e externos advindos da alimentação e hábitos como o tabagismo.



Como o clareamento funciona?

O tratamento mais eficiente e seguro é aquele feito em casa com moldeiras individuais e gel clareador à base de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio. O peróxido oxida os pigmentos retidos no esmalte, fazendo-os perder a cor e, consequentemente, branqueando o sorriso.


Paciente com moldeiras posicionadas.

Clareamento a laser é coisa do passado?

Sim. Esse método ficou ultrapassado e, portanto, não é mais indicado.


Tenho restaurações e próteses. Posso clarear?

Sim. Mas, lembre-se que esses biomateriais não serão clareados, portanto, será necessária a atualização de restaurações e próteses visíveis no sorriso por destoarem dos dentes clareados.


Pacientes com cáries ou doença periodontal podem clarear os dentes?

Primeiro é preciso tratar essas doenças bucais para somente então clarear o sorriso. Por isso é preciso examinar e planejar cada caso.


Adolescentes podem clarear os dentes?

Ficou curioso? Clique aqui e descubra.

Creme dental clareador. Posso usar?

Cuidado, pois muitos deles são abrasivos, desgastando o esmalte dental e causando retrações gengivais. Além disso, quando alguém compra esse tipo de creme, também fica motivado a usar escovas duras, escovar com força e muitas vezes para amplificar o resultado. Aqui no Artesania Studio Oral recomendamos Sensodyne True White.


Cuidado com os exageros dos famosos.

Infelizmente muitos famosos e influenciadores em exibido dentes exageradamente brancos, sem qualquer variação de cor ou translucidez e grandes demais em comparação aos padrões naturais. A grande maioria é resultado de tratamentos restauradores e protéticos como as lentes de contato, e não apenas de clareamento. Sempre clareie antes de decidir por um procedimento invisível e irreversível como facetas dentais.


Como é o processo de clareamento dental no Artesania Studio Oral?

1 - Exame Clínico


2 - Estudo e planejamento de caso


3 - Explicações para ao paciente


4 - Educação e promoção de Saúde Bucal


5 - Moldagem para confecção das moldeiras personalizadas


6 - Entrega do Kit de Clareamento Dental Artesania Studio Oral


7 - Orientações dadas verbalmente e por QR CODE

8 - Avaliação de dentes e gengivas durante o processo de clareamento dental


9 - Avaliação final do clareamento


10 - Procedimentos complementares, restauradores ou protéticos


Qual é a longevidade do clareamento dental?

É grande. Se houver cuidado, dificilmente um sorriso clareado volta ao seu estado inicial. A longevidade do tratamento clareador depende de:


- higiene bucal diária bem feita

- diminuição do contato com pigmentos

- regularidade na higiene bucal profissional

- manutenção profissional esporádica



Paciente com equipe Artesania Studio Oral




208 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page